AMANCO – O jardim é uma ótima opção para trazer a natureza até os centros urbanos. Mesmo as residências com poucos metros quadrados conseguem cultivar um espaço verde, através de jardins suspensos ou telhado verde (o último, proporciona ainda conforto térmico e acústico). Porém, sua conservação exige alguns cuidados, especialmente para evitar infiltrações indesejadas.
Para isso, a base do projeto de um jardim requer o uso de uma manta especial que impede a perda de nutrientes do solo e evita o entupimento da tubulação de drenagem. A Amanco, marca comercial da Mexichem, grupo líder mundial em tubos e conexões, desenvolveu uma manta geotêxtil que pode ser aplicada em diferentes tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas, para pôr fim à umidade.
“A manta deve ser posicionada sobre uma superfície de cobertura impermeabilizada, onde será instalado o jardim. Em seguida, é necessário depositar uma camada de argila expandida, que facilita o escoamento da água, e outra da manta, antes da aplicação da terra”, explica Adriano Andrade, diretor Comercial da Mexichem Brasil. “O produto filtra a água e impede que a terra ou raízes passem pela tubulação de queda de água da chuva, por exemplo”.
A manta geotêxtil da Amanco serve como uma membrana, capaz de bloquear a passagem de umidade. “Essa etapa é muito importante, pois evita futuras dores de cabeça e problemas mais sérios com a estrutura de um edifício, especialmente em épocas de chuva”, explica Andrade.
O produto pode ser aplicado ainda em vasos de diferentes tipos e tamanhos. Entre a base de pedras e argila, a manta evita o acúmulo de água e a perda de substratos importantes para o desenvolvimento das plantas.
Versatilidade
Outro benefício da manta geotêxtil da Amanco é seu papel no crescimento e desenvolvimento das plantas. Além dos nutrientes, que são mantidos, o produto protege a terra e raízes contra agentes nocivos.
Ambientalmente amigável
A produção das mantas utiliza como matéria-prima garrafas PET moídas na forma de flocos. “Anualmente, cerca de 120 milhões de garrafas PET são recicladas pela Amanco no Brasil. Isso significa uma importante contribuição da marca para diminuir o impacto ambiental com produtos que antes eram jogados na natureza. Além disso, utilizamos água da chuva em 100% da produção do produto”, finaliza Adriano Andrade.