MULHERES – Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E a presença de profissionais mulheres no setor de construção civil – majoritariamente dominado pelo público masculino – tem se tornado cada vez mais forte e recorrente. Após a crise que se instalou no setor nos últimos anos, dados do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), mostram que o emprego na construção brasileira teve um considerável crescimento de 3,53% em 2019. Caminhando com esse cenário, a quantidade de profissionais do sexo feminino também aumentou e hoje é possível ver mais mulheres nas funções de ajudantes de obra, técnicas de segurança do trabalho, carpinteiras, pedreiras, arquitetas e engenheiras nos canteiros de obra de todo o País.
Essa nova ótica revela o quanto as mulheres estão investindo tempo, dinheiro e energia em capacitação nas mais diferentes áreas de atuação, com o objetivo de assumirem, em todos os níveis, profissões e cargos que antes eram exclusivamente ocupados por homens. Prova disso é que nos últimos 12 anos a quantidade de mulheres no setor da construção civil cresceu 120%, segundo dados do IBGE, passando de pouco mais de 109 mil no início de 2007 para 239.242 mil profissionais do sexo feminino registrados em 2018.
A marca alcançada ainda está longe de ser a ideal, já que de 2.122 milhões de trabalhadores na categoria, as mulheres correspondem a uma fatia de apenas 10%, além da diferença salarial, com remunerações equivalentes a 79% dos valores pagos mensalmente aos homens com as mesmas funções, nível de conhecimento e experiência. No entanto, todos esses parâmetros mostram que o mercado para o público feminino segue em evolução, com tendência para atingir um patamar razoavelmente ideal e justo.
Seguindo nessa mesma direção, destacamos o habitissimo, marketplace exclusivo para contratação de serviços em construção civil. Entre a gama de profissionais de diferentes áreas que atuam no Brasil, cerca de 14% são mulheres que adotaram a plataforma como meio de conquistar clientes e promover suas atividades.
Presente em nove países, sendo o Brasil o segundo principal mercado da plataforma, curiosamente, a equipe de profissionais que cuidam da operação Brasil Portugal possui a maior parte de profissionais mulheres. “Sabendo o quanto as mulheres são dedicadas nas funções que assumem, podemos dizer que a expansão do habitissimo no Brasil se dá por esse time quase que exclusivamente feminino”, comenta Gabriela Nucci, Analista de Imprensa e Marketing Digital da habitissimo.
Pinta mundi
O segmento de casa e construção sempre foi dominado pelo público masculino. Mas esse panorama vem mudando nas redes franqueadoras de forma considerável. Uma das empresas que representam essa mudança é a Pinta Mundi Tintas , que conta com mulheres frente a operação de algumas de suas lojas franqueadas.
A rede de tintas conta com Shirleine Diniz como gerente de expansão marca. “Tintas tem tudo a ver com decoração e reforma, e quem decide a cor da parede 90% das vezes são as mulheres. A Pinta Mundi Tintas abriu as portas e elas abraçaram a oportunidade para serem autoridades no ramo. Além de toda sinergia com o mercado casa e construção, atendimento cordial, atencioso e a decoração da loja são fatores agradam o cliente feminino e claro, o público masculino acompanha as novidades”, afirma Shirleine, que nos últimos meses, viu o aumento no número de candidatas que buscam informações sobre a marca.
Uma das franqueadas é Alessandra Adamovich, que atuou em outros segmentos importantes antes de abrir a sua franquia. “Trabalhei por muito tempo em multinacionais e empreendi na área de alimentação, mas me interessei por ter um negócio próprio na área de reforma e decoração. Uma loja de tintas casou muito bem com o meu planejamento, me proporciona qualidade de vida e me permite aplicar meu toque feminino a minha loja”, afirma Alessandra.
Hoje, a franqueada tem uma loja no bairro do Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, e se sente cada vez mais a vontade. “Antes de abrirmos a unidade tivemos um período de treinamento teórico e, também prático de loja para aprendermos a técnicas dos produtos, rotinas de loja e a fidelizar o cliente. Isso foi importante para colocarmos em prática na loja. Estamos muito felizes com a escolha que fizemos”, completa. A rede conta hoje com cinco mulheres franqueadas entre suas mais de 20 lojas.