No próximo dia 13 serão divulgados os dados de janeiro da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, com os primeiros indicativos de como será o ano de 2018 para dez grandes áreas de atividades, incluindo o varejo e atacado de material de construção, abarcando, assim, todo o comércio brasileiro. Em janeiro de 2017, o segmento abriu com uma queda real de 0,3%, no comparativo com janeiro de 2016, e fechou o ano com crescimento real de 9,2%, o melhor desempenho percentual desde o ano de 2010. No entanto, considerando o desempenho dos anos anteriores, incluindo as quedas acumuladas de 2015 e 2016, de 18,2%, essa recuperação colocou-nos apenas 3,03% acima do faturamento do ano de 2011, portanto, dentro do faturamento do ano de 2012, quando crescemos 7,9%. Esperamos que esses primeiros indicativos nos apontem perspectivas de recuperarmos, ao menos, mais um ano. Que voltemos para o ano de 2013, ou, quem sabe, 2015, já que em 2014 o segmento ficou estagnado.
Conteúdo gerado pelo DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.