COMÉRCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO VOLTA AO ANO DE 2012

No próximo dia 13 serão divulgados os dados de janeiro da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, com os primeiros indicativos de como será o ano de 2018 para dez grandes áreas de atividades, incluindo o varejo e atacado de material de construção, abarcando, assim, todo o comércio brasileiro. Em janeiro de 2017, o segmento abriu com uma queda real de 0,3%, no comparativo com janeiro de 2016, e fechou o ano com crescimento real de 9,2%, o melhor desempenho percentual desde o ano de 2010. No entanto, considerando o desempenho dos anos anteriores, incluindo as quedas acumuladas de 2015 e 2016, de 18,2%, essa recuperação colocou-nos apenas 3,03% acima do faturamento do ano de 2011, portanto, dentro do faturamento do ano de 2012, quando crescemos 7,9%. Esperamos que esses primeiros indicativos nos apontem perspectivas de recuperarmos, ao menos, mais um ano. Que voltemos para o ano de 2013, ou, quem sabe, 2015, já que em 2014 o segmento ficou estagnado.

Conteúdo gerado pelo DataMkt Construção, sistema de inteligência de mercado cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.