LOJAS DE TINTAS E A COEXISTÊNCIA DE CANAIS

Analisando dados dos cinco anos consecutivos do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção que, de 2014 a 2018, entrevistou 4.086 consumidores que haviam realizado reformas residenciais, as Lojas de Bairro (pequenas, médias e de proximidade) foram utilizadas para as compras dos materiais que seriam usados nessas mesmas obras por 63,7%, seguidas pelos Home Centers/Lojas Grandes, utilizados por 50,7% dos entrevistados.

Como vimos, nos dois artigos anteriores, ambos os canais multicategorias são complementares, pois enquanto as Lojas de Bairro oferecem praticidade, conveniência e rapidez, os Home Centers/Lojas Grandes oferecem diversidade, tendências e imersão.

Porém, durante o processo de compra, o consumidor de materiais de construção conta com outros formatos de lojas físicas, inclusive especializadas.

Nesse quesito se destacam as Lojas de Tintas, o terceiro canal mais utilizado.


Do total de entrevistados nos últimos cinco anos, 35,9% as utilizaram para comprar materiais para suas obras residenciais, com maior incidência nos consumidores de classe A, com 51,3%, seguidos pela classe B, com 42,2%, e, com menor incidência nos consumidores da classe C, com 31,7%.

Portanto, este é um canal mais utilizado, proporcionalmente, pelos consumidores de maior poder aquisitivo, reproduzindo, com menores incidências, o perfil dos Home Centers/Lojas Grandes: 73,4%, na classe A; 58,9%, na classe B, e, 45,2%, na classe C.

Muito da importância das Lojas de Tintas vem do fato de que a pintura residencial é o principal tipo de atividade realizada nessas obras, com 84,7%, seguida pela troca de pisos e revestimentos (frios e/ou quentes), por 65,6%, e, apenas para ficarmos nos três principais tipos, reforma da parte elétrica, por 56,2%.

No entanto, não se trata aqui de considerarmos, fundamentalmente, uma concorrência pelo bolso dos consumidores quando realizando obras residenciais, mas sim, novamente, de uma situação de complementaridade e coexistência dos canais, sendo que, ao atender – e superar – as expectativas de seus clientes, estimula-se, simultaneamente, a realização de obras de maior envergadura, compras de produtos de melhor qualidade, e, até quem sabe, uma continuidade pós-obra nas melhorias do ambiente doméstico.

Afinal, em todos esses anos de pesquisa, esses consumidores compraram, em média, em 3,4 tipos de canais.

E se as Lojas de Bairro e os Home Centers se complementam, as Lojas de Tintas, ao oferecerem, principalmente, especificidade e tecnicidade, também contribuem para a fluidez desse longo ciclo de compra.

Ganha o consumidor, ganha o mercado.

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