Pintar ou revestir paredes com cerâmica ou porcelanato é, de fato, uma escolha excludente? Seria essa uma questão binária?
A cada semestre realizamos 900 entrevistas com consumidores que fizeram obras/reformas residenciais, e, numa parte de cada questionário, aproveitamos para atualizar dados abertos, mediante as mesmas perguntas para bases diferentes, monitorando oscilações comportamentais e tendências de consumo. Outra parte, maior e sigilosa, atende interesses diretos das marcas cogestoras.
Assim, desde o ano passado, monitoramos, sob mesmos parâmetros, o consumo de pisos e revestimentos; como os diversos tipos se relacionam entre si, e, também, como se relacionam com tintas numa obra residencial.
Nos resultados do primeiro semestre de 2018, com 900 consumidores que realizaram suas obras no período de um ano, 85% haviam pintado suas residências, e 62,4% haviam trocado/colocado pisos e revestimentos.
Um ano após, em 2019, outros 900 consumidores que realizaram suas obras no período de um ano, 78,3% haviam pintado suas residências, e 69,4% haviam trocado/colocado pisos e revestimentos.
Aparentemente houve um deslocamento entre os tipos de obras, com uma diminuição de 6,7% nos consumidores que pintaram, e, um aumento de 7%, nos consumidores que trocaram pisos e revestimentos.
Porém, a resposta não é tão óbvia assim.
Considerando somente a pesquisa de 2019, e somente o universo que pintou e trocou pisos e revestimentos, dos 78,3% que pintaram, 54,4% também trocaram/colocaram pisos e revestimentos, e, 23,9% somente pintaram.
Ou seja, a maior parte dos consumidores que pintam, compram pisos e revestimentos.
Novamente, considerando somente a pesquisa de 2019, e somente o universo que pintou e trocou pisos e revestimentos, dos 69,4% que trocaram/colocaram pisos e revestimentos, 54,4% também pintaram, e, 15% somente trocaram pisos e revestimentos.
Ou seja, de maneira ainda mais significativa, a maior parte dos consumidores que trocam/colocam pisos e revestimentos, compram tintas.
Mesmo considerando a migração de um tipo de obra para o outro, vê-los como concorrentes excludentes seria uma leitura superficial. Na verdade, para vendas no varejo, quando se trata de obras e reformas residenciais, tintas, pisos e revestimentos são muito mais complementares do que poderíamos imaginar.
Inteligência, de mercado ou não, é a capacidade constante de ler e compreender as nuances entre os extremos, opositivamente ao pensamento binário, limitado e que tanto induz pessoas e empresas a vieses de confirmação: eu sei, é isso, é assim.
No próximo artigo, abriremos a categoria pisos e revestimento, para compreender quais são os mais comprados e como os principais tipos se combinam numa mesma obra.
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