EUCATEX – Agregar os significados de acolhimento e ternura, apresentados como um alento para enfrentar os tempos de crise e acirramento das opiniões divergentes. Esse é o mote do tom Modernismo (2199E), eleito pelas Tintas Eucatex – em estudo realizado em parceria com a consultoria de tendências Tendere – como a Cor do Ano 2020.
Composta por um tom de rosa claro, levemente acinzentado e com nuances sutis de azul, Modernismo é uma cor que traduz as emoções de afeto, compreensão, doçura e prosperidade, refletindo uma necessidade dos tempos atuais. Aliada aos tons azulados, traz equilíbrio e serenidade para a contemporaneidade acelerada, conflituosa e hiperestimulada, enquanto sua nítida dose de cinza remete à elegância e ao controle das emoções, resultando em uma tonalidade sofisticada.
É uma cor que, embora reúna significados pertinentes à sociedade atual, nos remete à nossa história e à herança da arquitetura colonial, com suas cores cálidas e translúcidas, e a um dos movimentos mais célebres do cenário artístico do Brasil: o Modernismo, de artistas como Alfredo Volpi, Candido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros, que dá nome à tonalidade escolhida para 2020.
Patricia Sant’Anna, chief visionary officer da Tendere, explica que o Modernismo foi um movimento que rompeu com o tradicionalismo. “Podemos olhar para produções da época e veremos que estes artistas usaram esse tom de rosa cálido como uma cor fundamental em suas composições, pois todos, sem exceção, olhavam para o Brasil popular, traduzindo para o mundo uma nação solar, quente, trabalhadora, industrializada e contemporânea. Nada mais adequado ao momento que vivemos”.
Para chegar à tonalidade, as Tintas Eucatex reuniram um grupo multidisciplinar de profissionais com olhar voltado para os quatros grupos de gostos de consumidores identificados no cenário brasileiro, dentro do estudo feito pela consultoria, são eles: Natureza Exuberante, Luzes da Cidade, Beleza Nativa e Olhar Sutil. A cor escolhida e seus significados se repetiam dentro de cada perfil e paleta de cores que os representa, reunindo características de comportamento de consumo e construção de aparência (a maneira de vestir, onde mora, que tipo de transporte utiliza, preferências literárias etc).
Como resultado, a Eucatex reúne aliados poderosos na defesa da Cor do Ano de 2020. “Com todos os seus significados, Modernismo nos faz pensar sobre trabalhar em direção a um futuro melhor independentemente dos cenários acelerados e nebulosos. Nosso objetivo é incentivar o diálogo e o entendimento, em contrapartida ao confronto e à violência”, finaliza Argemiro Sanches, gerente de Marketing das Tintas Eucatex.
Eis os quatro grupos de gostos e as paletas de tons complementares das Tintas Eucatex:
Natureza Exuberante
Um grupo de gosto que tem como base a cultura popular e suas raízes. Demonstra exuberância, sensualidade e uma pitada de excentricidade, tendo a decoração como meio poderoso de expressão. É pautado pela preocupação com a sustentabilidade, valorização da cultura regional, ousadia, que não teme o excesso ao misturar elementos e referências diversas.
Luzes da Cidade
Perfil que une a ousadia sexy latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades. Ama o estilo retrô e adora compartilhar seu conhecimento sobre arte, design e arquitetura. Na decoração, está sempre antenado às tendências internacionais, trazendo ousadia, praticidade, funcionalidade e criatividade para os ambientes que habita.
Beleza Nativa
Tem como base a casualidade e a beleza sem esforço. Um grupo formado por pessoas com bastante informação de design, diluída em composições de decoração descomplicadas, onde a natureza e os materiais naturais têm grande destaque. Frequentemente é caracterizado pela atmosfera de ‘casa de praia’, repleta de muita luz natural.
Olhar Sutil
Composto por um olhar apurado para as artes, arquitetura e design, é caracterizado por pessoas com um estilo refinado, que valorizam o consumo de produtos originais e que prezam pela escolha de elementos essenciais. Menos é Mais. No design de interiores, conjuga opostos com facilidade, do barroco ao grunge, criando composições extremamente elegantes e harmoniosas.