AMANCO – Comprometida com diversidade, equidade e inclusão, a Amanco Wavin – marca comercial da Orbia – promove a terceira edição do programa Lidere como uma Mulher. A iniciativa tem o intuito de aprimorar as habilidades interpessoais das colaboradoras, conscientizar a companhia sobre a necessidade da igualdade de gênero e fortalecer a presença feminina em posições de liderança.
Em vigor desde 2021, o programa já contou com 60 participantes ao longo das suas três edições, sendo 20 mulheres em cada edição. O resultado de desenvolvimento dessas profissionais tem sido tão positivo que, até o momento, 30% das participantes das edições anteriores foram promovidas dentro da empresa em diversas áreas, como engenharia de produtos, tributário, engenheira de aplicações entre outras.
“Essa é uma iniciativa que anda de mãos dadas com os nossos valores de abraçar a diversidade, assumir a responsabilidade e ser corajosos. O ‘Lidere como uma Mulher’ tem como compromisso promover temas e discussões que enriqueçam a atuação das nossas colaboradoras de todo o Brasil e apoiá-las diante de desafios. Por meio dessa troca de experiências e aprendizados, temos a oportunidade de contar diferentes histórias, aprender e inspirar”, avalia Julia Gamba, diretora de Pessoas da Amanco Wavin.
Dinâmica – O Lidere como uma Mulher desenvolve o empoderamento feminino imergindo as participantes em uma trilha de desenvolvimento, que abrange workshops, treinamentos e rodas de conversas. Dentre os assuntos abordados estão comunicação empática e feedback, autogestão, protagonismo e gestão de tempo.
Os temas debatidos em cada edição são pensados para apoiar as participantes a ter um olhar diferenciado sobre a sua posição no mercado de trabalho e estimular cada uma a dar o próximo passo dentro da sua área de atuação. A exemplo de Janaína Baifus, que após concluir a sua participação na iniciativa, conseguiu conquistar um cargo de gestão como coordenadora de Engenharia de Produtos da Amanco Wavin.
Depoimento – “O programa me apoiou muito na tomada de decisão sobre o rumo da minha carreira, além de me ajudar a estar mais preparada para o novo cargo. A minha participação foi de grande valor e contribuiu muito para o meu desenvolvimento como líder, pois trouxe temas que auxiliam na condução dos times a alcançar e superar os resultados, além de ferramentas para o autoconhecimento – um dos pontos chaves do da inciativa”, avalia Janaína.
A colaboradora ainda reforça o papel do Lidere como uma Mulher em quebrar paradigmas dentro da sua área de atuação. “Historicamente, sabemos o quanto foi sofrido para a mulher ter voz na sociedade em geral, especialmente em meio a áreas que são majoritariamente masculinas (como na engenharia). Quando há empresas, como a nossa, que se importam com isso e que tomam ações para que ao menos dentro delas seja diferente, é muito valioso. Há sim o desafio de estar em um cargo de gestão, mas sinto que tenho o suporte necessário para conduzir o time da melhor forma possível”, finaliza ela.