ASTRA DESTACA IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS

GRUPO ASTRA – A participação em feiras e eventos é imprescindível para o fortalecimento e crescimento de uma marca. É uma grande oportunidade de dar visibilidade à empresa, apresentando serviços e produtos de maneira aplicada, oferecendo informações especializadas e gerando experiências para os clientes e consumidores. Além disso, atualmente, também é possível, por meio desses eventos, explorar o marketing de influência, já que criadores de conteúdo estão, a cada ano, mais presentes nesse tipo de evento.

O grupo Astra, indústria multiespecializada da Construção Civil, por exemplo, investe na presença em feiras e eventos do setor desde 1982. “As feiras são uma oportunidade para que os nossos clientes e consumidores tenham contato direto com a equipe interna da empresa. A Astra sempre fez questão de ter a sua própria equipe de trabalho atuando nas feiras. Para nós, essa cultura faz toda a diferença no estreitamento do relacionamento com o nosso público e nos ajuda a manter sempre ativos os nossos valores de simplicidade, proximidade e simpatia. Nos eventos, o forte trabalho de relacionamento com clientes, consumidores, imprensa e agora os influenciadores, traz grandes oportunidades de negócios para a marca”, conta o diretor comercial, Joaquim Coelho. Nos últimos anos, a marca alcançou a oportunidade de se relacionar mais de perto com os criadores de conteúdo e pôde contar com eles para se aproximar ainda mais do consumidor final, aproveitando a forma mais criativa e autêntica que apresentam os itens e as diferentes possibilidades de uso que dão a eles, que vão além das especificações técnicas.

Um estudo realizado pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Spark, em 2019, mostrou que 76% dos internautas brasileiros são impactados por influenciadores digitais, ou seja, já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores. A Astra diz que vem se estruturando há alguns anos para tentar se adequar ao novo comportamento do consumidor. Entre as estratégias estão a atuação em redes sociais, reestruturação do site e implantação de e-commerce, que deverá acontecer ainda em 2020. “Trabalhamos nosso portfólio como um todo, mostrando a variedade e diversidade dos itens e adequamos o conteúdo de acordo com o perfil do público de cada rede social. Além disso, elaboramos conteúdos que esclarecem dúvidas e solucionam problemas do dia a dia do nosso consumidor, por meio do blog e de nosso canal no YouTube, e também escolhemos, estrategicamente, influenciadores com o perfil adequado para a nossa marca e nossos consumidores”, explica Coelho.

Neste primeiro trimestre, a marca participa de duas feiras, a ABUP 40ª Home & Gift / 9ª Têxtil & Home, feira de decoração, design, mesa posta e utilidades domésticas e têxteis para casa e decoração e da Expo Revestir, feira mais importante do segmento de acabamentos da América Latina, e espera aproveitar todas as possibilidades e oportunidades que esses eventos proporcionam.

Sobre a Astra

A Astra S/A Indústria e Comércio é uma empresa multiespecializada que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas.

Com portfólio de 5.700 produtos, a marca distribui seus itens no Brasil e em mais de 30 países mundo afora. No Brasil, está presente em mais de 32.100 pontos de venda. Instalada em uma área de 102.400 m², dividida em cinco unidades, a Astra emprega cerca de 1.700 pessoas na região de Jundiaí, a 60 km da capital paulista.

Referência no segmento de construção e acabamento, a Astra é anualmente premiada pela qualidade dos produtos e da prestação de serviço oferecida aos clientes e consumidores. Em 2018, entrou pela segunda vez consecutiva no roll das 1500 maiores empresas brasileiras, segundo ranking da Revista Empresas Mais, do jornal o Estado de São Paulo.