CASA INCEPA É FUTURO MUSEU

INCEPA – Para contar uma história tão rica e que acompanha a evolução do revestimento no Brasil, a Incepa inaugurou a Casa Incepa, como marco de seus 70 anos. Com 100m2, o espaço lúdico passa a ser incorporado no showroom da marca, em Campo Largo (PR) e conta a evolução do revestimento, década por década, assim como o impacto da marca Incepa dentro da casa dos brasileiros. “Construímos espaços instagramáveis e resgatamos peças originais de cada época, mostrando como a Incepa sempre esteve presente nos lares de todos”, diz Christie Schulka, que complementa.

“Podemos considerar essa criação como a pedra fundamental de um futuro museu que revela a evolução do revestimento, assim como a trajetória da nossa marca”. Inaugurada dia 5 de maio, a Casa Incepa ficará aberta até dezembro/2022 e poderá ser visitada pelos familiares e funcionários da empresa. Pedra fundamental para a criação de um futuro museu do revestimento, a Casa Incepa resgata ainda fotos e documentos históricos da Incepa, desde sua fundação – como é o caso das fotos do parque fabril, dos trabalhadores e do primeiro carregamento da Incepa, nos anos 50, ou dos históricos catálogos Incepa, da década de 1970 e, ainda, imagens das comemorações de 20 anos da marca, dentre outros documentos que ajudam a contar toda a trajetória da Incepa nos lares brasileiros.

Ela conta com um trabalho cenográfico desenvolvido pelo arquiteto Carlos Bianco, da Arquitecto – Arquitetos Associados, que também se debruçou sobre um trabalho de pesquisa para criar sete ambientes que transportam os visitantes para outras décadas. Para contar toda essa história, a Incepa buscou ainda diversos depoimentos de ex-funcionários ou pessoas locais que concordaram em abrir suas casas, dando vida a uma webserie que, além de ilustrar a Casa Incepa, irá ao ar no YouTube da marca. “Mais do que apenas produtos, a história da Incepa é construída por pessoas. Pessoas que se dedicaram e deixaram sua marca na fábrica ou que possuem suas casas, seu bem mais precioso, um pedacinho da Incepa. Ficamos muito felizes em poder resgatar um pouco desse legado, eternizando-o nesse enorme projeto”, comemora Christie.

O projeto da Casa Incepa mostra uma linha do tempo que destaca os principais marcos e evoluções do revestimento durantes os anos, até os dias atuais, revelando como a cerâmica saiu dos banheiros e passou a ganhar destaque nos projetos, até se tornar protagonista em todos os ambientes residenciais. “Fizemos um enorme trabalho de pesquisa para trazer à toda comunidade detalhes dessa história tão rica e que continua a ser construída, dia após dia”, diz Sergio Wuaden.

 

70 Anos

A Incepa, marca referência no setor de revestimentos, pertencente à Roca Brasil Cerámica, comemora seus 70 anos de história. A marca, que desde 2021 faz parte do grupo mexicano Lamosa – segundo maior fabricante revestimentos cerâmicos do mundo –, está presente na memória afetiva dos brasileiros e se mostra sempre conectada às principais tendências mundiais e aos diferentes estilos de morar.

“A história da Incepa demonstra todo nosso pioneirismo e ressalta o desenvolvimento do revestimento no Brasil. Com tanta tecnologia e com um time de desenvolvimento de produto alinhado com as principais tendências mundiais, nos orgulhamos de ser uma referência e pretendemos continuar evoluindo sempre”, afirma Sergio Wuaden, que tem sua história ligada à Incepa há mais de 30 anos e, hoje, é Managing Director do grupo.

História de pioneirismo

Inovadora e irreverente, a Incepa conta com plantas fabris em Campo Largo, São Mateus do Sul (ambas no Paraná) e Mogi Guaçu, interior de Såo Paulo, que juntas somam mais de 1.500 colaboradores.

Com um olhar vanguardista, a empresa é reconhecida por apresentar um portfólio que entende os anseios do setor e investe constantemente em suas fábricas – como é o caso do investimento de R$ 220 milhões anunciado em março de 2022 para expansão do uso da tecnologia mais moderna do mundo para a produção de revestimentos cerâmico – a supercompactadora Contínua+, que passará a contar com uma segunda linha de produção, na fábrica de Campo Largo. “Fomos a primeira empresa no Brasil a operar essa tecnologia, que permite a fabricação de produtos de SuperFormatos extremamente finos. Hoje, firmamos nosso pioneirismo ao sermos, mais uma vez, os primeiros a investir em uma segunda unidade

da supercompactadora Contínua+ nas Américas”, afirma Sergio Wuaden. Tal tecnologia permite que a Incepa produza peçaas de SuperFormato extremamente finas, com apenas 7 mm de espessura e até 320 cm de comprimento.

Tudo isso sem se esquecer do olhar sustentável. “Nosso parque fabril é um dos mais sustentáveis do país. Trabalhamos com ecoeficiência, unindo responsabilidade ambiental e inteligência de mercado”, aponta Wuaden.