COBRECOM FECHA ACORDO COM ALTOQI

COBRECOM – A empresa que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão, fecha acordo e se associa a AltoQi, empresa que é líder nacional em soluções tecnológicas para projetos de edificações e gestão digital do empreendimento.

Com 34 anos no mercado, a AltoQi também conta com soluções completas para a adoção do BIM (Modelagem de Informação da Construção). O seu software AltoQi Builder, por exemplo, faz o dimensionamento das instalações de acordo com as normas técnicas brasileiras e dispõe de diversas soluções para as diversas etapas do projeto.

Além disso, atende a todos os perfis de atuação como projetistas de instalações, construtoras e incorporadoras, órgãos públicos e instituições de ensino.

“Somos a primeira empresa fabricante de fios e cabos elétricos do Brasil a fazer parceria com uma plataforma que trabalha com projetos em BIM. Isso é muito importante para nosso posicionamento no mercado, pois essa metodologia é obrigatória em projetos de obras públicas, além de a grande maioria das construtoras também utilizarem ela”, ressalta Fábio Ferrara, gerente de marketing da COBRECOM.

Importância do BIM (Modelagem de Informação da Construção)

O BIM é um conceito de trabalho que agrupa arquitetos, engenheiros e construtoras na criação de projeto digital preciso das características físicas e funcionais de uma edificação. Esse trabalho permite gerar e integrar todas as etapas de uma construção, além de gerar uma base de dados com todas as informações topológicas, como também os dados necessários para o orçamento, previsão e quantidade de materiais e ações para todas as fases da obra.

Com isso, o conceito BIM impacta não só a elaboração do projeto, mas também a sua execução, implantação, manutenção e gerenciamento. Além disso, o BIM se mostra como um modelo com diversas camadas de informação, que são estruturas de forma sistemática para que possam ser acessadas no tempo certo e da forma correta, desde a criação do projeto até o seu retrofit ou demolição.

“Esses dados possibilitam a compreensão dos impactos, interferências e ganhos sociais da edificação em todo seu ciclo de vida”, ressalta Fábio Ferrara.