PROLATA – A Prolata, associação sem fins lucrativos criada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil, auxilia construtoras em todo o país na logística reversa das latas de aço pós consumo, como as de tinta, massa corrida etc. Construtoras como Lindenberg, Trisul, MRV e Gafisa estão entre as que recorrem ao programa para descartar adequadamente as latas de aço geradas em suas obras.
Instrumento previsto na Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial. Segundo Thais Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata, o responsável por destinar as latas para o programa é a própria obra. “As embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica e a responsabilidade é exclusiva da obra. O programa oferece uma facilidade para o descarte.”
Ela explica que a construtora identifica a obra e entra em contato com a Prolata, que indica qual é o ponto do programa mais próximo para o descarte. A obra então entrega as embalagens de aço livres de resíduos – no caso das tintas, as latas são entregues apenas com o filme seco de tinta. Em média, cada obra gera de 300 kg a 400 kg de latas de aço pós consumo. “Após a entrega das latas, a Prolata emite um certificado de destinação ambientalmente adequada, garantindo a rastreabilidade do material e a revalorização pela indústria siderúrgica”, completa Thais.
A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. Além de contar com mais de 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todo o País, a Prolata mobiliza hoje mais de 50 cooperativas de reciclagem. Desde a fundação da associação, já foram coletadas e recicladas mais de 28 mil toneladas de aço.
“Nosso objetivo é criar condições para que a cadeia de reciclagem da lata de aço se complete, envolvendo os fabricantes de latas, fabricantes de produtos, cooperativas, consumidor final (incluindo construtoras) e indústria siderúrgica”, explica Thais. Construtoras interessadas em participar da Prolata podem ligar no (11) 3807-8868 ou enviar um email para prolata@prolata.com.br.
Cinco dicas da Prolata para reciclar latas de tintas e vernizes
As tintas e vernizes de boa qualidade são sempre embaladas em latas ou galões de um material igualmente nobre: o aço. Além de tornar a embalagem mais segura, preservando o produto e evitando vazamentos, o aço é uma embalagem ambientalmente sustentável. É 100% reciclável e infinitamente reciclável, você sabia?
Para permitir que pintores, marceneiros e consumidores de latas de tinta possam descartar corretamente as embalagens, foi criado a Prolata. Organizada pela Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), com apoio dos fabricantes de tintas, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas usadas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e recicladas nas usinas siderúrgicas, transformando-se em novas latas ou outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.
Veja as dicas da Prolata para reciclar as latas de tintas utilizadas:
- Em primeiro lugar, evite as sobras de tinta, economizando o seu dinheiro e poupando o meio ambiente. Antes de ir à loja de material de construção, meça as paredes que precisa pintar. Passe as medidas para o consultor técnico de tintas, um profissional disponível nas melhores lojas do mercado. Ele é o mais capacitado a te ajudar a calcular quantos galões você realmente vai precisar.
- Se você é daqueles que guarda restos de tintas dentro do armário para um dia utilizá-los, saiba que, se a lata for fechada direitinho, a tinta ainda vai durar algum tempo. Depois que a lata é aberta pela primeira vez, tintas à base de água duram cerca de seis meses (dependendo das condições climáticas e de acondicionamento). Mas isso também depende do prazo de validade da tinta, impresso na lata.
- Nunca jogue restos de tinta no vaso sanitário, na pia ou no bueiro. Que tal doar o que sobrou para um parente, vizinho, amigo ou utilizar para ajudar na pintura da escola do seu bairro?
- Conseguiu esvaziar a lata? Ótimo. Não é necessário lavar. O filme de tinta que sobra na superfície interna costuma secar em cerca de 24 horas e não atrapalha a reciclagem.
- Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Prolata e entregue a embalagem. Se a alça e a tampa também forem de metal, melhor ainda, pois tudo será reciclável. Para saber os endereços dos PEVs Prolata, basta clicar aqui: http://www.prolata.com.br/mapa-para-entrega-da-reciclagem/.
Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.