MOVIMENTO CONSTRUÇÃO SAUDÁVEL

IMPERMEABILIZAÇÃO – Para conscientizar as pessoas sobre a importância da impermeabilização correta, não só para o imóvel, mas também para a vida da família, as empresas Mactra, Sika, Vedacit e Viapol criaram o Movimento Construção Saudável. Segundo estudo da Fundação João Pinheiro, realizado em 2015, o Brasil tem 16 milhões de moradias inadequadas e estima-se que 80% dos imóveis no país apresentam problemas relacionados a umidade e infiltração.

Pioneiro, o Movimento reúne, pela primeira vez, grandes players do mercado de impermeabilização para atuar em conjunto em prol da saúde dos consumidores.

“É a primeira vez que concorrentes diretos estão trabalhando jjntos por uma causa em comum no nosso segmento. Vamos promover debates, ações em eventos, lojas, home centers e demais pontos de venda para falar sobre o impacto direto na saúde das pessoas que estão constantemente em locais úmidos e em contato com o mofo”, afirma Sammuel Sesti Minutti, diretor de Comunicação do Movimento Construção Saudável.

Viver em ambientes com problemas de umidade e infiltração impacta diretamente na saúde dos moradores, aumentando os índices de doenças respiratórias e, consequentemente, a rotina das pessoas, com visitas frequentes a hospitais e medicos, o uso de remédios, indisposição, mal estar e até afetando o desempenho na escolha e no trabalho.

No Brasil, Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 30% da população possui algum tipo de alergia. A rinite alérgica é uma das mais altas no mundo, com 25% de prevalência. Entre os cuidados para evitar as crises está em combater o mofo e a umidade, onde os fungos e encontram.

Conscientes desse impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer, ao invés de previnir, as empresas de unem no Movimento para promover ações para mudar essa realidade.

“A prevenção faz bem para a saúde física e financeira do consumidor, pois contribui para um ambiente saudável e tem um custo muito menor do que o reparo (impermbealizar corretamente durante a construção  em comparação com a reforma do imóvel em uso)”reitera Minutti.

Já está sendo realizado um trabalho de divulgação da importância da impermeabilização correta em várias revendas de materiais de construção. Primeiramente no estado de São Paulo, mas até o final do ano o Movimento Construção Saudável pretende atingir lojas em todo o Brasil.