OBRAMAX – Primeiro atacarejo do país na área da construção civil, a Obramax anuncia o investimento de 1,5 bilhão de Reais em um projeto de expansão que prevê a abertura de 18 novas lojas de grande porte em todo o Brasil, até 2025. Em média, uma loja Obramax tem 30mil m2 de terreno, 17 mil m2 de área construída e gera 160 empregos diretos na sua abertura.
Além do investimento de R$ 1,5 bilhão de Reais em imóveis, instalações, equipamentos, tecnologia e supply chain, a implementação do projeto de expansão demandará, ao longo dos próximos cinco anos, investimento de R$ 7 bilhões de Reais em compra de mercadorias de fornecedores, majoritariamente da indústria nacional. A expectativa é uma receita estimada de R$ 5 bilhões em 2025. Hoje, com duas lojas, a empresa emprega 512 colaboradores e deverá chegar a 4.000 novos colaboradores até 2025, em diversas áreas como operação, comercial, supply chain e tecnologia.
“O crescimento da operação brasileira da Obramax se deve à aceleração do consumo de materiais de construção durante à pandemia de Covid-19, à boa aceitação do modelo da Obramax pelos seus diversos públicos, principalmente o profissional e consumidores finais, e a nossa vocação para atender aqueles que querem ter acesso a uma moradia digna, que é o propósito da marca” diz, Michael Reins, CEO da empresa. “A Obramax veio com a intenção de fazer a diferença na vida dos brasileiros, facilitando, agilizando e democratizando o acesso a itens de construção e reforma para os profissionais de pequeno e médio portes, além da população em geral. O objetivo é colaborar para diminuir o déficit habitacional que hoje chega a 7,79 milhões de moradias com pelo menos 874 mil habitações em situação precária” (de acordo com estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, feito a partir de dados da Pnad/IBGE), diz.
Foco no pequeno e médio profissional da construção
A Obramax é voltada para o profissional de pequeno e médio portes da construção civil e para o consumidor final pragmático, aquele que aborda a sua obra de forma funcional ou com a necessidade de economizar tempo e dinheiro na realização da obra. A estratégia para atender a esse público baseia-se em uma seleção de produtos técnicos comercializados em grande volume, a preços extremamente competitivos e adaptados às especificidades da área de influência de cada loja. “Focamos em ter uma compreensão das necessidades e do contexto local de modo a oferecer soluções muito acessíveis a todos”, diz Reins.
Atualmente, 35% das transações nas lojas de São Paulo e Praia Grande são realizadas por profissionais do setor de construção. Das transações realizadas pelo consumidor final no autosserviço físico, 85% são realizadas por setores censitários de classe E/D e C2 (até 2 S.M per capita dentro dos domicílios).
Para a empresa, do grupo francês Adeo, apesar dos desafios atuais, o Brasil representa um potencial imenso a curto, médio e longo prazos. “Queremos, atuar fortemente para construir um Brasil mais inclusivo, mais fácil e mais confiável, seja por meio do investimento que será realizado – gerando empregos, apostando principalmente nos fornecedores nacionais, formando novos profissionais para o mercado de construção – seja por meio de nosso modelo de negócios que está baseado no propósito de fazer a diferença para os profissionais da construção civil e também para os demais consumidores”, diz Reins.
A grande ambição do grupo Adeo é fazer dos locais onde as pessoas vivem lugares positivos. Um local positivo é uma casa ou escritório, loja, restaurante, consultório, saudável e confortável. Um local que respeita o planeta, os moradores, os vizinhos e o meio ambiente. Um local onde se vive em segurança, que consome poucos recursos e que evolui conforme as etapas da vida.
Atacarejo e Omnicanal
A Obramax opera em um conceito que é conhecido no mercado como “atacarejo” – híbrido de vendas de atacado e varejo, cujo principal diferencial é estar aberto a todos os clientes, sejam pessoas físicas ou empresas, com preços competitivos encontrados no canal atacado ou nos distribuidores especialistas. Baseada no modelo omnicanal, a empresa oferece uma experiência sem costura entre os diversos canais: as lojas físicas, o ecommerce, responsável por 4% das vendas, e o televenda, responsável por 3% das vendas.
Este novo conceito chega em um momento de transformação dos hábitos e da sociedade brasileira que procura conveniência: a compra pode ser realizada no site, por telefone ou na própria loja e os produtos serem entregues na obra, com um mesmo preço em todos os canais.
Sobre a Obramax
A Obramax faz parte do grupo Adeo, terceiro player varejista de materiais de construção do mundo, e primeiro na Europa e no Brasil. Na Europa, a Obramax atende pelo nome de Bricoman/Bricomart e está presente na Itália, Polônia, França e Espanha. São mais de 8.200 colaboradores, divididos em 84 unidades.
Sobre o Grupo Adeo
O Grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin (criada por Adolphe Leroy e por sua nora Rose Merlin) e hoje é comandada pela Associação Familiar Mulliez (AFM). Atualmente, conta com 26 empresas autônomas em 13 países, mais de 900 lojas, divididas em 13 marcas independentes. A instituição emprega cerca de 130 mil colaboradores, atendendo 1,5 milhões de clientes por dia no mundo.