SAINT-GOBAIN CAPACITA MULHERES PARA A CONSTRUÇÃO

MULHERES – A participação feminina na construção civil deixou de ser tabu. E várias empresas têm iniciativas para aumentar, ainda mais, a presença das mulheres no segmento. Uma delas é a Saint-Gobain que tem o objetivo de impulsionar a presença feminina em obras de construção a seco, e está desenvolvendo o projeto REFORMA (Recrutamento, Seleção e Mulheres em Ação). A iniciativa faz parte do programa de Intraempreendedorismo INPULSE e está em etapa de validação. O objetivo nesta primeira turma piloto é formar até 20 mulheres e a capacitação acontecerá na fábrica Quartzolit de Jandira, interior de São Paulo. A ação conta com 80 horas de treinamentos contendo uma introdução de edificações, um módulo intensivo de construção a seco e noções básicas sobre empreendedorismo. Além deste projeto, a empresa conta com ações em parceria com a ONG Mulher em Construção, como workshops realizados para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e palestras disponíveis a todos os públicos.
Um desses workshops foi o treinamento presencial realizado em parceria entre a Saint-Gobain e a ONG Mulher em Construção, organização criada em 2006 no sul do Brasil e que capacita mulheres para área da construção civil, ocorreu na fábrica da Quartzolit em Jandira, no 1º semestre desse ano, oferecendo formação em assentamento, rejuntamento e pintura, com objetivo de possibilitar a inserção de profissionais qualificadas no mercado de trabalho. O projeto visa promover autonomia, capacitação e empoderamento, apoiando a profissionalização e inclusão das mulheres na construção.
Além do treinamento, a palestra Mulheres em Construção foi ministrada por Bia Kern, empreendedora social, fundadora e presidente da ONG Mulher em Construção. A palestra faz parte da programação da Semana da Sustentabilidade na Saint-Gobain, evento exclusivo, online e gratuito oferecido pelo Parceiro da Construção.