Para vender pisos e revestimentos cerâmicos é preciso ter uma boa exposição dos produtos. Precisa estar impecável, de forma que o cliente perceba como vai ficar na casa dele. Para isso, tem que ter de 2 a 4 peças montadas. O produto tem de estar limpo, precificado e, se puder, fazer uma iluminação branca, para não distorcer a cor.
E, também, é importante vender o sonho.
Fazer algumas ambientações está provado que aumenta as vendas, porque provoca o sonho no cliente. Um bom atendimento é fundamental. A loja deve ter um vendedor que conheça decoração e cabe ao lojista fazer o casamento dos produtos com faixas, kits decorados e, se possível, ter um programa de computador que faça um mapeamento de ambientes que vai mostrar, no computador, como o produto pode ficar em diferentes ambientes.
Essa pessoa também vai fazer a combinação dos produtos nos expositores. E mostrar ao comprador a resistência do produto. Muitas pessoas vão à loja e não sabem o que é PEI (sigla de resistência) mostrado na embalagem do produto. Quanto mais alto o PEI, mais resistente é o produto, sendo o máximo 5.
Os porcelanatos são mais resistentes e cabe aos vendedores explicar ao cliente por que custam mais caro. Geralmente, o comprador não faz muitas perguntas na hora de comprar o piso, por isso, o vendedor deve procurar saber onde será instalado, interno ou externo, em qual momento está a obra, se é na fase 1 (assentando tijolo e cimentando); ou na fase 2 (que é a do acabamento). É importante, porque o comprador deve levar o piso cerâmico ou o porcelanato quando a obra estiver na fase de acabamento. O que vai evitar estocar na obra com o risco de danificar as peças.
Outra dica importante para o revendedor é oferecer rejuntes e argamassas adequados para o produto que o cliente está comprando. Hoje, existem diferentes tipos de produtos, até coloridos e, isso, vai exigir um bom rejunte e argamassa. Para pisos colocados no banheiro/box, é preciso rejuntes especiais, como epóxi, para ambientes úmidos. Os porcelanatos pedem massa branca, mas, também, tem, piso sobre piso, impermeabilizante, cinza, várias vertentes de argamassa.
Uma última dica muito importante: quando vai fazer o projeto de exposição na loja ou um showroom, levar em consideração que o cliente quer preço baixo ou tendência. Então, colocar na frente da loja, da esquerda para a direita, os pisos e os revestimentos que são lançamentos, deixando para o meio ou final da exposição, os mais baratos. Se o preço for importante, então, a exposição deve ser por preço, do mais barato para o mais caro. Essa dica vale para os revendedores que conhecem bem o público-alvo ou tíquete da loja. Varia de região para região; de bairro para bairro.
Artigo exclusivo, originariamente publicado na revista Revenda Construção de março e reproduzido nas Company Page e Fanpage Grupo Revenda