Nos artigos anteriores avaliamos o impacto da internet e das novas tecnologias no relacionamento entre os revendedores e os fornecedores de materiais de construção. Neste novo artigo, voltaremos as atenções para o sempre bom relacionamento cara a cara, entre balconistas/vendedores e clientes.
A questão é; qual o principal perfil dos clientes das Lojas de Bairro, quando reformando?
Utilizando como base o Painel Lojistas de Bairro, realizado pelo DataMkt Construção, que entrevistou 360 lojistas de bairro divididos igualmente entre seis estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco), a maior parte dos clientes são os donos (as) da casa em que está sendo feita a obra acompanhados (as) pelos pedreiros, pintores, eletricistas etc.
Este é o principal perfil para 55,8% dos lojistas entrevistados no Sudeste, 51,7% dos lojistas do Nordeste e 43,3% dos lojistas do Sul.
Já, o segundo principal perfil é diferente nas três regiões: para 25,9% dos entrevistados no Sul são os pedreiros, pintores, eletricistas etc.; para 18,3% dos entrevistados no Nordeste são, além dos pedreiros, pintores e eletricistas etc., também, empatado, os próprios donos (as) da casa em que está sendo feita a obra; e, para 15,8% dos entrevistados no Sudeste, são os empreiteiros e pequenos construtores.
De qualquer maneira, percebemos a importância dos executores da obra para o negócio, sendo sempre fundamental atendê-los da melhor maneira possível, para que eles sempre voltem a sua loja.
Tanto sozinhos, como acompanhados pelos donos da obra.
Na próxima semana, vamos falar sobre o desempenho das vendas do comércio de materiais de construção nos principais Estados brasileiros, segundo o IBGE.