NOVO DATANEWS 2018

A partir desse artigo, o DataMkt Construção fará parte do novo portal do Grupo Revenda, que tem como objetivo apoiar a missão de “ser o principal grupo de comunicação da cadeia de negócios entre fornecedores e comércio, e geração de conhecimento das relações de consumo de materiais de construção no varejo”.

Não é pouco, no entanto, juntando as expertises adquiridas nos 30 anos da Revista Revenda Construção, com ampla distribuição para o varejo, fornecedores e formadores de opinião do setor; prêmios e eventos setoriais para relacionamento e apresentações de conteúdos relevantes, com palestrantes do nível de Ricardo Amorim, Delfim Neto e, no evento mais recente, Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e do próprio DataMkt Construção, primeiro núcleo gerador de dados, informações e conhecimento especializado sobre venda e consumo de materiais de construção, talvez, seja uma missão possível de ser perseguida com integridade.

Então, além dos conteúdos da revista e eventos, abastecidos no portal pela direção editorial do grupo, o DataMKt Construção continuará gerando, semanalmente, por meio do DataNews, informações relevantes com base em dados primários e secundários, e, também, abrirá espaço para executivos e executivas de empresas parceiras e cogestoras escreverem seus artigos, colaborando com uma multiplicidade de visões para um melhor entendimento do momento e tendências do segmento.

Complementará, ainda, esse circulo virtuoso, um blog, abastecido pelo DataMkt Construção, com leituras breves e constantes das mais fidedignas fontes, tais como, IBGE, Abramat, Secovi-SP, CBIC, Abecip, FGV/IBRE, entre tantas outras.

Isso se soma, dentro dos processos de inteligência de mercado, a uma significativa carga de pesquisas para coleta, geração, leitura e entrega de dados primários exclusivos e confidenciais às empresas cogestoras, mapeando o processo de compra dos consumidores e venda pelo varejo de produtos e/ou marcas especificas, relatórios de dados conjunturais macroeconômicos e papers mensais sobre as principais variáveis que impactam o segmento, cortes em pesquisas já realizadas propondo temas analíticos, workshops, apresentações para discussões em reuniões internas e eventos para clientes, entre outros benefícios, em termos de informações, conhecimento e exposição positiva de marca.

O fato é que, com o clareamento do cenário político para 2018, é bem provável que, segundo projeções do Boletim Focus, o PIB e a produção industrial cresçam, de fato, aproximadamente, 2,7% e 3,2%, respectivamente; a Taxa Selic permaneça baixa para os padrões brasileiros, o dólar estável e a inflação na casa dos 4%, o que, aliado ao momento positivo da economia mundial, criará um ambiente propício para o crescimento das vendas do comércio de material de construção pelo segundo ano consecutivo,dando continuidade à recuperação das perdas acumuladas nas quedas de 2016 e 2015, de 18,2%.

Até mesmo as vendas de imóveis residenciais novos pelas construtoras começaram a apresentar percentuais positivos em diversas praças durante o ano, proporcionando a normalização do estoque e criando condições para o lançamento de novos empreendimentos que estavam suspensos.

Essa conjunção de fatores positivos, dentre outros, somados a uma possível discreta retomada das obras de infraestrutura, projeta para um crescimento entre 1% e 2%, do faturamento deflacionado das indústrias de material de construção nesse ano, segundo a Abramat, interrompendo quatro anos negativos consecutivos.

Não à toa, o Índice de Confiança da Construção da Fundação Getulio Vargas, que inclui entrevistas com empresas de preparação de terreno, construção de edifícios, obras de engenharia civil, obras de infraestrutura para engenharia elétrica e telecomunicações, obras de instalações, de acabamento, incorporação de empreendimentos imobiliários e outros serviços especializados para construção, cresceu, em janeiro de 2018, pelo sétimo mês consecutivo, atingindo seu nível mais alto, desde janeiro de 2015.

Portanto, dentro desse cenário finalmente positivo, porém mais competitivo e escasso de recursos financeiros do que nos anos anteriores à crise, acompanhar a conjuntura macroeconômica, as alterações comportamentais de consumo e mesmo a depuração que houve no varejo do setor, inclusive com a introdução de novos formatos de canais, como o fortalecimento dos comércios eletrônicos e atacarejo, é fundamental para a assertividade das ações comerciais e de marketing.

Ou, como recorrentemente escutamos, dados são o novo petróleo, porém, sem um olhar especializado, correm o risco de jorrar em quantidade sem qualquer tipo de refinamento.

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo para sua profissionalização e desenvolvimento.