PRYSMIAN – A linha Afumex Green da Prysmian foi reforçada: além da já conhecida opção para instalações de até 750V, o primeiro cabo elétrico do mundo com isolação de origem vegetal agora também está disponível para tensões de até 1kV.
O cabo reúne diversas melhorias, como a introdução entre os seus polímeros de um composto ecologicamente correto (biopolietileno obtido por meio da cana de açúcar) acrescida à capa livre de compostos halogenados (não emite fumaça tóxica e corrosiva em situações de incêndio).
“Não há, até este momento, nenhum outro cabo elétrico capaz de entregar o mesmo valor agregado que o Afumex Green da Prysmian proporciona em termos de segurança, tecnologia e sustentabilidade nesta categoria. Esperamos replicar o mesmo sucesso que tivemos em 750V agora na faixa de 1kV”, analisa Marcondes Takeda, gerente de produto do Grupo Prysmian no Brasil.
Os cabos Afumex Green 1 kV são especialmente recomendados para instalações fixas de luz e força em prédios residenciais, comerciais e industriais; circuito de distribuição; circuitos terminais e para linhas subterrâneas de energia em baixa tensão.
Esses, no entanto, não são os únicos atributos que aumentam o valor agregado proporcionado pelo Afumex Green 1kV às instalações elétricas: a novidade traz ainda melhorias como a tecnologia Iristech®, faixa laranja que se estende ao longo do produto – a exemplo do que ocorre na linha GSette – para identificação dos cabos à caneta permanente, tornando-se indelével.
Com cabos identificados, a manutenção e os cuidados preventivos ficam muito mais assertivos e seguros ao longo dos anos, evitando que se perca a origem ou a finalidade dos cabos com o passar do tempo – afinal, infelizmente, nem todas as edificações contam com projetos e plantas elétricas atualizadas.
Por falar em cuidados preventivos, esta opção de cabo também possui isolação transparente exclusiva para eventuais vistorias, o que permite inspecionar facilmente se houve oxidação dos condutores.
Além de contribuir com a segurança das pessoas ao não emitir fumaça tóxica, e também não danificar os componentes da instalação pela ausência de compostos corrosivos, vale destacar a contribuição do Afumex Green com o planeta ao adotar uma isolação de origem vegetal.
“Para produzir 1 kg do composto verde utilizado na capa deste cabo, são absorvidos 3 kg de CO2 da atmosfera, ou seja, estamos falamos de um produto com impacto positivo às instalações, edificações e empresas que assumiram o compromisso estabelecido pela ONU para zerar as emissões de CO2 nas próximas décadas”, completa Takeda.
Cabe lembrar que cabos não halogenados têm instalação mandatória, segundo as normas NBR 5410 e NBR 13570, nos locais BD2, BD3 e BD4, ou seja, em locais com percurso de fuga longo ou tumultuado; locais com elevado fluxo de pessoas e sempre que a linha elétrica seja aparente e o conduto (bandeja, leito etc.) seja aberto.