VEDACIT – O Instituto Vedacit, em parceria com a ONG Junior Achievement (JA), promoveu a primeira edição do Innovation Camp e Empresário Sombra para os jovens de Salvador (BA). Dezenas de estudantes na Escola Estadual Carlos Marighella, no bairro Stiep, participaram do projeto que fomenta o interesse em buscar soluções para os desafios habitacionais da região.
Ao longo de todo o programa, os jovens desenvolveram uma série de habilidades e ferramentas necessárias a fim de encontrar soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais para obter uma cidade mais justa. Os alunos abordaram estratégias para obter habitações adequadas, acessíveis e sustentáveis para a região, trabalhando diretamente com a ODS11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – cidades e comunidades sustentáveis).
Durante o processo de desenvolvimento das ideias, os alunos contaram com a mentoria de colaboradores da Vedacit, líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil. Juliana Rodrigues Solai, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, destaca que, com o Innovation Camp, os participantes aprenderam na prática como promover melhorias na comunidade onde vivem. “O objetivo é despertarmos nos jovens o interesse pela autonomia e pelo mundo do empreendedorismo. Por isso, ao término do programa, os alunos foram incentivados a proporem soluções para os problemas encontrados em suas localidades”, conta Juliana.
Brenda Santos, diretora de Operações da JA Brasil, enalteceu mais essa colaboração com o Instituto Vedacit e o impacto positivo gerado na vida de dezenas de jovens. “Nós estamos sempre prontos para contribuir com programas que proporcionam oportunidades e desenvolvam talentos em todo o Brasil. Não temos dúvidas de que estes estudantes saem do Innovation Camp e do Empresários Sombra preparados para desenvolver os planos e estratégias que sempre sonharam.”
Ao término do Innovation Camp, um grupo de alunos que se destacou no projeto foi convidado para participar de um segundo programa da ONG, o Empresário Sombra. Na ocasião, os jovens puderam acompanhar o dia a dia na Vedacit, conhecer a rotina de trabalho, visitar a fábrica e acompanhar de perto atividades rotineiras dos colaboradores da empresa. “Um dos pilares do Instituto Vedacit é Cidades Inteligentes, no qual estimulamos a geração de renda e o empreendedorismo jovem. Por isso, nos orgulhamos de ter apoiado a ação que, pela primeira vez, foi realizada em Salvador e deve inspirar os estudantes da capital soteropolitana”, ressalta Juliana.
A possibilidade de empreender na juventude por meio de soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais ganha destaque em um panorama em que dois a cada dez (19,3%) jovens brasileiros na faixa etária de 18 a 24 anos estão desempregados, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No segundo trimestre de 2021, eram 28,6 milhões de empreendedores no país. Destes, 1,9 milhão tinham até 24 anos (6,8% do total), segundo o estudo mais recente sobre o tema realizado pelo Sebrae, tendo como base dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) – I trimestre de 2012 a II trimestre de 2021.