ASTRA RECICLA TUBOS DO ESTANDE DA EXPO REVESTIR

ASTRA –  A Astra, fabricante de produtos domésticos para a construção civil, reciclou cerca de 2 toneladas de tubos de EVA que fizeram parte das modernas estruturas do estande da empresa, em conjunto com a Japi, na Expo Revestir 2024.
No total, quase 30 mil itens estão sendo reaproveitados como matéria-prima para a fabricação dos produtos da marca, como baldes plásticos, bolsas de ligação, tampas para válvula de tanque e caixas de fundição, que renderam economia de aproximadamente R$ 30 mil no processo de produção.
Com a ação, a empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e iniciativas de ESG.
Na Expo Revestir 2024, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de março de 2024, no pavilhão São Paulo Expo, as empresas apresentaram um estande inovador, projetado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake e pelo designer Oswaldo Mellone, com inspiração nas obras do artista plástico venezuelano Jesús Rafael Soto.
Outro grande destaque do estande foi o mobiliário, formado por peças fabricadas em resina, pelo processo de rotomoldagem, também desenhadas por Rodrigo Ohtake e Oswaldo Mellone para a Japi. Trata-se de um novo conceito de móveis para jardim e áreas externas com linhas modernas, super-resistentes e leves.

 

Conscientização ambiental

A Astra apresenta o Projeto Legado de conscientização ambiental que nasceu da iniciativa de um colaborador da empresa, dentro de seu programa interno de inovação, e tem como objetivo desmistificar o plástico como grande vilão da indústria, levando orientação e informação sobre o descarte correto e a circularidade do material.

Como parte do projeto, a empresa recebeu professores e alunos do ensino fundamental da rede estadual de Jundiaí para conhecerem mais sobre a produção interna, bem como o passo-a-passo do processo produtivo dentro da Astra, onde a circularidade da matéria-prima nas operações e a reutilização do chamado “plástico reciclado interno” são práticas enraizadas há muitos anos.

Na ocasião, eles aprenderam sobre a importância dos princípios dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) dentro da cadeia produtiva e foram estimulados a refletir sobre o consumo consciente e as práticas sustentáveis de reaproveitamento.

Os participantes ainda receberam um porta-lápis feito do reaproveitamento da matéria-prima utilizada dos tubos utilizados como decoração do estande da marca durante a Revestir, destacando o potencial de reutilização e reciclagem do plástico.

“O Projeto Legado nasce como mais um compromisso da empresa com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Acreditamos que o plástico não é o vilão, mas sim o seu mau uso e a forma como se descarta. É essencial educar as gerações futuras sobre a importância de respeitar o ciclo do plástico e adotar práticas sustentáveis”, destaca Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho Administrativo da Astra.

Na Astra, existe uma linha de produtos feitos de plástico reciclado (PCR) e plástico verde (PE). Além disso, a empresa também realiza compliance ambiental através de uma empresa que recupera 22% de toda embalagem que é inserida no mercado e possui uma política de devolução de produtos, onde o produto retorna para a fábrica e a matéria-prima é reaproveitada e transformada em novos produtos.

Desde 2022, a companhia é integrante do Pacto Global, se comprometendo com os Dez Princípios universais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em 2023, a Astra iniciou seu inventário de emissão de GEE, que tem previsão de conclusão em dezembro de 2024. Além disso, a empresa investe em fontes de energia renovável e limpa em suas operações.