PRIMEIRA TORNEIRA ELÉTRICA BRASILEIRA FOI PRODUZIDA HÁ 79 ANOS

SINTEX – A primeira torneira elétrica fabricada no Brasil está fazendo 79 anos. E foi produzida pela primeira vez pela indústria de chuveiros e torneiras Sintex, em 1945. Na época, a empresa tinha sede em São Paulo. Em 1984, foi transferida para Joinville por conta do potencial industrial da cidade. “A Sintex foi a responsável por apresentar esse produto ao mercado brasileiro em um momento em que muitas residências do interior ainda não tinham nem mesmo energia elétrica. Foi uma grande novidade”, afirma Enio Bernardes, CEO da Sintex.

Naquele tempo, os jornais apresentavam o produto com a frase “ocupa o espaço de uma torneira comum…e fornece água em qualquer temperatura”, destacando a funcionalidade de aquecimento da água. Os anúncios ainda ressaltavam como era possível controlar a temperatura da água no próprio registro e não mais “gastar fortunas com aquecimento central”.

Desde então, o mercado evoluiu e a torneira elétrica deixou de ser novidade para se tornar um item corriqueiro na cozinha. No inverno, a procura pelo item aumenta significativamente na região Sul do país.

“Nosso trabalho atualmente tem focado em popularizar o uso das torneiras elétricas na pia do banheiro, isso facilita o barbear e o skincare para remoção da maquiagem, além de oportunizar a possibilidade de iniciar o dia de bem com a vida no inverno, pois lavar o rosto com a água gelada é coisa do passado. Para isso, a indústria desenvolveu modelos que podem ser instalados na pia ou bancada com opções de regulagem da temperatura no seletor eletrônico ou elétrico e nas cores branco com rose gold, branco com cobre, branco com cromado e na cor black piano”, comenta o CEO.

A Sintex foi fundada em 1942, época em que as duchas elétricas eram fabricadas em estrutura metálica. Devido ao desenvolvimento da tecnologia de plástico na indústria, a empresa passou a usar o material em chuveiros e torneiras a partir de 1984.

“Santa Catarina abraçou a empresa, e já estamos há 80 anos no mercado. Essa busca constante por produtos inovadores, que nos fez produzir a primeira torneira elétrica no país, continua no nosso DNA”, finaliza o CEO.