ETERNIT – Anunciado, no último dia 09 de agosto, o fim da recuperação judicial da Eternit, companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas. A Eternit entrou em recuperação judicial em 2018, após o amianto ter sido proibido no país. Após a liberação da exploração da mina em Goiás, em 2019, a empresa voltou a dar lucro. Em 2021 veio a pandemia, e as vendas de telhas explodiram, o que reforçou ainda mais a recuperação da companhia. Em outubro do ano passado, a Eternit pediu o fim da recuperação à Justiça. No dia 06 de agosto, a Eternit apresentou relatório financeiro sobre o exercício do segundo trimestre de 2024 que apresentou Receita Líquida de R$ 276 milhões, crescimento de 7% frente ao 2T23 e 4% em relação ao 1T24. O EBITDA Recorrente alcançou R$ 16 milhões, mesmo resultado do trimestre anterior, e o Lucro Líquido aumentou neste trimestre para R$ 12 milhões.
O melhor desempenho operacional e financeiro foi impulsionado pelo crescimento do volume de vendas observado em todos os segmentos de atuação da Eternit, com destaque para o de fibrocimento, core business da companhia, que apresentou evolução, principalmente, com o início da produção da nova unidade de Caucaia-CE, em operação desde dezembro de 2023.
“Encerramos o trimestre com a operação da nova fábrica de Caucaia rodando bem e estamos em vias de virar oficialmente a página da Recuperação Judicial. Tendo cumprido nosso plano estratégico de investimentos com sucesso, entendemos que o momento atual é de focar na rentabilização destes investimentos”, destaca Paulo Roberto de Oliveira Andrade, CEO da Eternit.
Fibrocimento. No segmento de fibrocimento – que considera, além das telhas, a produção integrada de fibra de polipropileno –, as vendas de telhas totalizaram 153 mil toneladas no 2T24, aumento de 10% frente ao mesmo período de 2023 e 5% em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 299 mil toneladas, leve queda de 2% frente a 1S23, fruto da desaceleração da demanda observada a partir do 1T23.
Já o segmento de sistemas construtivos, que engloba placas e painéis cimentícios, registrou 6,1 mil toneladas vendidas no 2T24, representando um crescimento expressivo de 31% frente ao 2T23. Adicionalmente, na comparação com o 1T24, o crescimento observado foi de 17%. No 1S24, as vendas foram de cerca de 11 mil toneladas, superando em 29% o mesmo período de 2023.
Exportações. Na operação de mineração e beneficiamento de crisotila, foram exportadas 41 mil toneladas, queda de 14% em relação ao 2T23 e aumento de 6% frente ao 1T24. No 2T24, a margem bruta das exportações atingiu 42%, superior em 1 p.p. frente ao 2T23 e 7 p.p. em relação ao 1T24. O Lucro Bruto totalizou R$ 37,6 MM, 11% acima do 2T23 e 38% acima do 1T24, fruto da elevação dos preços de exportação em dólar, em função do mix de produtos, associada à desvalorização do Real no período.
Investimentos. No decorrer do 2T24, tendo concluído o ciclo de investimentos estratégicos dos últimos três anos, a Eternit destinou recursos apenas para investimentos em continuidade operacional, totalizando R$ 14,9 milhões.
Dentre os projetos estratégicos de expansão, a companhia destaca a sua nova unidade de fibrocimento em Caucaia, no Ceará. Cumprindo o planejamento de ramp up de produção, a fábrica produziu cerca de 13,5 mil toneladas no 2T24, atingindo 67% da capacidade instalada. Com capacidade inicial de 78 mil t/ano, a unidade foi idealizada para ser modelo em sustentabilidade, visando fortalecer a posição da Eternit no mercado do Norte/Nordeste.
Fotovoltaicas. No 2T24, a companhia seguiu efetuando vendas das telhas solares, totalizando 119 kWp.
Adicionalmente, no mês de junho, a Eternit participou da Expo Construção Offsite, evento de referência para profissionais do mercado nacional da construção modular, onde realizou o pré-lançamento do Eternit Solar Leaf, módulo solar desenvolvido para gerar energia elétrica de forma eficiente, sendo 80% mais leve que os painéis tradicionais.
O novo produto oferece versatilidade para aplicação em diversas superfícies, incluindo telhados, fachadas, motorhomes e construções modulares. O lançamento é parte da estratégia da companhia de diversificar seus produtos e investir em tecnologias sustentáveis.
Dividendos. O Conselho de Administração da companhia aprovou o pagamento de JCP relativo aos resultados do 2T24, no montante de R$ 2,3 milhões, com pagamento para 30/09/2024, seguindo a política de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio da companhia.