Além das pesquisas contínuas com consumidores finais, realizamos em 2017, duas pesquisas com lojistas de bairro (revendas multicategorias de um a quatro checkouts), entrevistando 240 lojistas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, e, entre uma série de questionamentos relativos ao relacionamento com fornecedores e clientes, investigamos o percentual de lojas que possuem sites, e o quanto esses mesmos sites contribuem para as vendas dos materiais.
As amostras foram divididas, quase que na totalidade, entre vendedores/balconistas, gerentes de loja, proprietários e assistentes de loja, e o campo da pesquisa ocorreu na primeira quinzena de setembro.
Considerando apenas a região Sudeste, da amostra de 80 entrevistados divididos igualmente entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, 41,3% nos disseram que possuem sites de suas próprias lojas. Desse universo, 64,7% alegaram que esses sites contribuem para aumentar as vendas de materiais de construção.
Já, considerando apenas a região Sul, da amostra de outros 80 entrevistados divididos igualmente entre as cidades de Curitiba e Porto Alegre, 57,5% nos disseram que possuem sites de suas próprias lojas. Desse universo, 77,8% alegaram que esses sites contribuem para aumentar as vendas.
Por fim, na região Nordeste, da amostra de outros 80 entrevistados divididos igualmente entre as cidades de Salvador e Recife, 48,8% nos disseram que possuem sites de suas próprias lojas. Desse universo, 87,2% alegaram que esses sites contribuem para aumentar as vendas.
Apenas por esses resultados, é possível afirmar que as lojas da região Sudeste são aquelas que possuem menor presença digital e no Sul, a maior presença, no entanto, proporcionalmente, são as lojas nordestinas que indicaram maior aproveitamento para a conversão de venda nas lojas.
Porém, independentemente dos números regionais, parece evidente que os sites das lojas contribuem, positivamente, como ferramenta de comunicação e apoio para os negócios que serão gerados posteriormente numa loja física.
Podemos inferir, que esses resultados corroboram a visão consensual do quanto hoje a internet é importante durante a fase de pesquisas dos materiais para obras e reparos diversos, parte da curva de aprendizado da utilização do meio para compras nos comércios eletrônicos especializados, já em processo de maturação, mas também, possível prenúncio do desenvolvimento de marketplaces de lojas de bairro no segmento.
O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.