O velocista jamaicano Usain Bolt, tricampeão olímpico dos 100m e 200m rasos é considerado o homem mais rápido do mundo. Corre os 100 metros rasos em menos de 10 segundos (9”58 para ser mais exato).
Podemos fazer muitas coisas em menos de 10 segundos, com certeza. Ligar a televisão, ler a manchete de um jornal, dar a partida no carro, chamar a atenção do filho que insiste em jogar vídeo game, beber um copo de suco natural e mastigar um pedaço de bolacha são algumas delas.
Agora, também, podemos acessar, em menos de 5 segundos (mais rápido do que Usain Bolt…), o maior portal de conteúdo do segmento de material de construção do Brasil (vou ser modesto, por enquanto…).
Com apenas um clique, você, caro leitor, pode ter acesso ao conteúdo mais importante do nosso segmento. Notícias, blogs, números do mercado e muito mais.
Eu considero esse fato tão importante quanto um recorde mundial. E é fácil explicar: há menos de 20 anos, quando os meios de comunicação (jornais, revistas, folhetins etc.) começaram a investir em mídia digital, muitos jornalistas e leitores começaram a torcer o nariz (não literalmente, é claro) para a possível velocidade da informação.
Os pró-modernidade vaticinaram: a mídia impressa vai acabar com a chegada da internet e seus tentáculos. Se isso fosse levado a sério, o presidente da Amazon, Jeffrey Bezos, agora o homem mais rico do mundo, não teria gasto 250 milhões de dólares para comprar o tradicional jornal The Washington Post, do filme The Post, indicado ao Oscar e em cartaz no Brasil.
A Amazon, a maior empresa mundial de compras pela internet, recentemente inaugurou uma loja nos Estados Unidos onde o cliente compra tudo pelo smartphone. Ninguém rasga dinheiro, e Bezos não vai acabar com um jornal impresso pelo qual pagou muitos milhões.
Atualmente, estamos vendo uma seleção natural do mercado editorial mundial. A internet conquista cada vez mais espaço entre os leitores dos grandes órgãos de comunicação, que estão se reinventando para continuar sobrevivendo.
E grandes e poderosos portais estão surgindo.
O Grupo Revenda é um exemplo. Claro que as nossas páginas seguirão fortes, cheias de conteúdo, chegando às revendas, e os nossos 30 anos de existência, comemorados esse ano, mostram isso.
Mas, também, estamos investindo na mídia digital com um portal moderno, bonito, informativo. E que pode ser acessado em menos de 5 segundos.
Tirem suas dúvidas e venham, também, para o mundo dos recorde.