AMANCO WAVIN LANÇA NOVOS CONTEÚDOS NA PLATAFORMA BIM

BIM –  Já estão disponíveis nas bibliotecas da Amanco Wavin, arquivos digitais em .rvt de todos os itens das linhas Amanco Wavin Novafort GD e Amanco Wavin Aquacell, na Plataforma BIM (Building Infomation Modelling).

Os novos conteúdos poderão ser utilizados para projetos hidrossanitários e de infraestrutura. A linha Novafort GD – composta de tubos corrugados de PVC – é aplicada em sistemas gravitacionais enterrados, para condução de águas pluviais. Já o Aquacell – tanques de gestão de águas superficiais feitos de plástico 100% reciclados, leves, seguros e de fácil manuseio – foi projetado para proporcionar também economia de espaço com conexões de construção.

Com o objetivo de minimizar eventuais problemas em obras, o desperdício de materiais e ainda apoiar profissionais como engenheiros, arquitetos e projetistas, a tecnologia BIM conta com o apoio de um software que oferece uma visualização em 3D e permite que os especialistas gerenciem de forma interina todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, construção, operação e manutenção). As vantagens do BIM vão desde quantificação automática de peças durante a modelagem, redução de ações repetitivas e manuais, até a fácil interoperabilidade com outros softwares de informações geradas pelas bibliotecas.

“A metodologia BIM é o futuro da engenharia. Sabemos que o mercado pede cada vez mais agilidade e assertividade. Por isso, ter à disposição uma ferramenta que permita estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garante economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos”, afirma Adriano Andrade, Diretor Comercial da Amanco Wavin.

 Parceria – Para disponibilizar o melhor conteúdo para quem utiliza a ferramenta, a Amanco Wavin faz parceria com a maior plataforma global de objetos BIM, chamada BIMObject, e renova a atualização de bibliotecas com a empresa AltoQI, companhia de soluções tecnológicas para projetos de edificações e gestão digital do empreendimento. ”A parceria é essencial para a inovação e assertividade das obras. Hoje, a grande maioria dos projetistas, construtoras, instaladoras que utilizam a metodologia BIM em seus processos já conhece e faz uso de nossas bibliotecas”, explica Andrade.

O uso da metodologia BIM no mercado já é uma realidade frequente em obras e, em especial, grandes projetos. A Franzmann Engenharia, escritório de engenharia com projetistas que também possuem a expertise de obras residenciais e comerciais, é parceira da Amanco Wavin no uso da ferramenta. Para Bruno Franzmann, sócio-fundador da companhia, o BIM proporciona um alto nível de detalhe, confiabilidade e precisão para a concepção da obra, além proporcionar para o projetista a facilidade da visualização e execução.

“A metodologia BIM resolve grandes problemas, com ela o profissional consegue antever, ainda na fase de projeto, os imprevistos que ele teria em obra. Além disso, ela permite que seja realizado um intercâmbio de disciplinas como hidráulica, elétrica e prevenção contra incêndios no momento da construção virtual do projeto, o que é muito mais barato. As bibliotecas que a Amanco Wavin disponibiliza no BIM são muito fidedignas com a realidade, e isso nos permite ter uma ideia de como vai ficar a obra ainda na fase digital”, afirma Franzmann.