AR LIMPO – A Bostik Fortaleza, empresa do Grupo francês Arkema, anunciou a execução do Projeto E-COC para a reformulação de matérias-primas em sua linha de adesivos e C&C (Consumer&Construction), visando aumento da eficiência no uso de matéria-prima e redução de emissão de CO2 na atmosfera. Até dezembro deste ano, a projeção é que a emissão de 897 toneladas de CO2 deixem de ser produzidas pelo processo industrial da empresa.
“O consumo consciente de matéria-prima na execução do projeto resulta em uma fase de produção mais enxuta, que colabora para o equilíbrio no custo-fórmula dos produtos e na redução do impacto ambiental”, afirma Henrique Guedes, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Bostik C&C Brasil. Na primeira mensuração de emissão de CO2 feita após a implementação do E-COC, realizada em agosto, o resultado positivo foi de 174,5 toneladas, reduzindo 13,51% das emissões. Em setembro, o resultado foi ainda melhor: deixaram de ser emitidos 190,6 toneladas de CO2, redução de 15,32%. “Em doze meses, a projeção é que a atmosfera seja poupada de 2,5 mil toneladas de CO2”, comemora.
O impacto ambiental pode ser comparado a hectares plantados de Mata Atlântica: 1 hectare (10.000 m²) de floresta absorve, em média, 26 toneladas de CO2/ano em seus 20 anos iniciais; em setembro, a Bostik Fortaleza mensurou o equivalente a 1 ano de absorção para uma área de 14,03 hectares (140.300 m²).
O Projeto E-COC foi desenvolvido em quatro meses e implementado nas linhas Bostik Fortaleza em tempo recorde: 3 dias. Tudo isso sem alterar o custo dos produtos para o consumidor. “Conseguimos apresentar ao mercado um produto de maior performance, mais competitivo e sustentável, sem gerar incremento no preço ao cliente final”, acrescenta Guedes.
A iniciativa viabiliza uma produção mais sustentável para alcançar a meta de 60% de redução de emissão de CO2 até 2030, estabelecida no termo de compromisso com a Act4nature International para redução dos impactos na biodiversidade. O Projeto E-COC também está alinhado com dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – o ODS 9, Indústria de Inovação e Infraestrutura, e o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis –, aos quais as empresas do Grupo Arkema estão igualmente comprometidas.
Sobre a marca Fortaleza
Fundada em 1969, a Fortaleza é uma indústria de produtos de construção civil reconhecida por oferecer soluções de alta performance e qualidade em argamassas, rejuntes, impermeabilizantes, soluções para pisos, adesivos e selantes, bricolagem e engenharia. Em 2012, a Fortaleza foi adquirida pela Bostik, unindo sua tradição ao posicionamento inovador da líder mundial em produção de soluções adesivas. A missão da Fortaleza é ser a melhor escolha em produtos para a construção, com respeito pelas pessoas, clientes e meio ambiente.
Sobre a Bostik, uma empresa do grupo Arkema
A Bostik é líder global em adesivos especiais nos mercados de construção, consumo e industrial. Há mais de um século, desenvolve soluções adesivas inovadoras, mais inteligentes e mais adaptáveis às necessidades do dia a dia. Os adesivos inteligentes da Bostik podem ser encontrados em todos os lugares. Com vendas anuais superior a € 2 bilhões de euros, a empresa emprega mais de 6.000 colaboradores e está presente em mais de 40 países. Mais informações em www.bostik.com.br
Sobre a Arkema
A Arkema oferece um portfólio de tecnologias de qualidade para atender à demanda cada vez maior por materiais inovadores e sustentáveis. O Grupo está estruturado em 3 segmentos dedicados a Materiais Especiais: Soluções adesivas, Materiais Avançados e Soluções de Revestimento. A Arkema oferece soluções tecnológicas para enfrentar os desafios de, entre outras coisas, novas energias, acesso à água, reciclagem, urbanização e mobilidade, além de promover um diálogo aberto com todos os seus stakeholders. O Grupo registrou vendas de € 8 bilhões em 2020 e opera em cerca de 55 países com 20.500 funcionários em todo o mundo. Mais informações em www.arkema.com.br