KRONA – A participação em eventos segmentados proporciona relacionamentos que agregam valor à marca e direcionam para o desenvolvimento de novas formas de se aproximar de fornecedores, parceiros e clientes potenciais no dia a dia da operação. Planejamento assertivo fez o Grupo Krona atingir vendas seis vezes maiores durante a Construsul 2024.
Participar de feiras corporativas fortalece o posicionamento de mercado e amplia as oportunidades de negócios – isso é um fato, desde que o planejamento dessa participação esteja alinhado com as estratégias de marketing e posicionamento do negócio. No segmento da construção civil, por exemplo, que teve um crescimento de 3,3% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado – os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, a presença em eventos que reúnem milhares de clientes, fornecedores e parceiros potenciais precisa estar no radar de atuação.
Em um setor altamente competitivo, essas feiras são uma vitrine única para a visibilidade da marca e proporcionam uma plataforma para que empresas se destaquem, mostrem inovações e gerem conexões, com um impacto positivo e imediato. Foi isso o que sentiu o Grupo Krona ao fazer o balanço da sua participação na 25ª Construsul, em Porto Alegre, em outubro. O resultado em vendas na agenda deste ano foi quase seis vezes maior que no ano passado.
“A Krona Tubos e Conexões já participou da Construsul em 9 edições e a deste ano foi a primeira como Grupo Krona. Para a agenda, levamos nossas cinco marcas (Elleve, Novii e Top-Max, de ralos lineares, além de Viqua, torneiras e irrigação, além do carro-chefe Krona, com tubos, conexões, soluções para água fria e quente, acessórios, elétrica e esgoto). Sentimos o quanto essas oportunidades são valiosas para o posicionamento de mercado e o quanto geram contatos e relacionamentos positivos em curto, médio e longo prazos. Conseguimos fortalecer as nossas marcas, principalmente as aquisições Viqua e as marcas de ralo Elleve, Novii e Top-Max, feitas no ano passado – e isso também se configura como uma comunicação importante para o momento de crescimento da empresa”, comenta Júlio Grein, diretor comercial e marketing do Grupo Krona.
Além da visibilidade, as feiras possibilitam o fortalecimento do networking: empresários, fornecedores, investidores e profissionais do setor se reúnem nesses eventos, criando um ambiente propício para a troca de ideias, formação de parcerias estratégicas e expansão de relacionamentos comerciais. O contato direto com esses stakeholders permite a construção de uma rede que pode ser decisiva para futuras oportunidades de crescimento e desenvolvimento de novos projetos, segundo o executivo.
O Grupo atrela o resultado positivo na Construsul às estratégias inovadoras que foram adotadas e totalmente aderentes à ocasião, que também celebram os 30 anos do Grupo. “Recebemos muitas visitas de arquitetos e profissionais da construção civil. Observamos uma feira com menos movimento (pouco mais de 30 mil visitantes, contra 36 mil de 2023), e um pouco menos expositores, porém notamos um público mais qualificado”, analisa Júlio.
Participar ativamente de feiras também posiciona a empresa como uma referência no mercado, demonstrando expertise e comprometimento com o setor. Ao estar presente nesses espaços, a organização passa a ser percebida como parte das discussões sobre as tendências e inovações, aumentando sua credibilidade e reforçando sua reputação. “A participação em feiras corporativas vai além de uma simples exposição. É uma estratégia de marketing e relacionamento que agrega valor à marca e à empresa como um todo, gerando resultados a curto, médio e longo prazo”, afirma Júlio.