PRYSMIAN TEM NOVO CEO PARA A AMÉRICA LATINA

PRYSMIAN – Giacomo Sofia é o novo CEO América Latina da Prysmian. Assumirá o cargo a partir de janeiro de 2025.

Com mais de 25 anos de trabalho dedicados ao Grupo, Giacomo traz consigo não apenas a experiência de liderar as operações globais da companhia desde 2021, mas também a de chefiar as operações na América do Norte entre 2018 e 2021.

“Será uma honra liderar umas das regiões mais fascinantes da nossa operação, sobretudo pelo papel que ela desempenha na transição energética e digital. Temos a total convicção que a América Latina pode, sim, ser um exemplo global neste ambiente de transformação, e nosso desafio é prover as soluções e inovações necessárias para que isso aconteça de maneira eficiente e sustentável”, diz o executivo.

Mestre em engenharia mecânica, a trajetória profissional de Giacomo está ligado à Prysmian desde a época que a companhia era parte do Grupo Pirelli. Trabalhou na área de investimentos industriais de 2001 a 2005, quando passou a supervisionar projetos ligados às fábricas e logística da empresa na Europa. Em 2009, foi nomeado diretor logístico da região do Danúbio, que englobava as plantas da Áustria, Hungria, Tchéquia, Eslováquia e Romênia – país no qual liderou as operações a partir de 2011.

De 2012 em diante, Giacomo dirigiu diferentes segmentos da companhia no âmbito global, como a logística do segmento dedicado ao Telecom (2012-13), bem como Supply Chain (2013-16) e Manufatura (2016-18).

As ligações com a América se estreitaram a partir de 2018, quando foi anunciado como COO América do Norte, supervisionando todas as fábricas da região em um momento crítico para o Grupo após o M&A da General Cable naquele ano.

O sucesso na transição e incorporação das fábricas à operação da Prysmian levou Giacomo à vice-presidência sênior das operações globais do Grupo a partir de 2021, função que, desde maio deste ano, passou a ser a de COO no organograma.

De acordo com o último balanço global (2023), a Prysmian obteve na América Latina uma receita de € 1,23 bilhão. A região representa cerca de 9% das vendas totais do Grupo no mundo.

A companhia possui 14 fábricas na América Latina, distribuídas entre Brasil (6), México (4), Argentina (1), Chile (1), Colômbia (1) e Costa Rica (1). Nestas plantas, trabalham cerca de 4 mil funcionários.