WAVIN – Ter uma equipe diversa é cada vez mais importante para o desenvolvimento de uma organização. A Wavin, detentora da marca Amanco Wavin e uma das maiores fabricantes mundiais de tubos e conexões, está comprometida em proporcionar um ambiente mais saudável, equilibrado e inclusivo aos seus colaboradores.
Para isso, realizou uma pesquisa que mapeou a empresa e apontou a necessidade de uma maior inclusão e diversidade. O levantamento irá contribuir para estabelecer as estratégias e ações voltadas para os públicos minorizados.
A partir dela, e para que a pauta da diversidade faça parte do dia a dia dos colaboradores e atenda aos valores da empresa, a Wavin criou três squads de diversidade com o objetivo de aumentar a participação e representatividade de grupos como mulheres, pessoas com deficiência e aliados da causa da diversidade, que incluem pessoas pretas, LGBTQIA+ e refugiados.
Consciência negra – Para o mês da Consciência Negra (novembro), a empresa promoverá diversas atividades e ações com o objetivo de fomentar os temas relacionados à causa, trabalhando com letramento, desmistificação e educação, a fim de erradicar qualquer forma de discriminação ou preconceito.
Um webinar vai abordar tópicos como a história do negro no Brasil; colorismo: o que é, quais são seus efeitos, como lidar; e grandes personalidades negras brasileiras e seus feitos. O objetivo é gerar um maior entendimento da questão da raça negra no Brasil, fazendo com que todos participem ativamente por meio de perguntas e respostas (quiz).
“Ressaltar a importância da consciência negra, não só pela data de 20 de novembro, mas principalmente para que essa consciência esteja presente em todos os dias, seja na busca por mais justiça social, mais oportunidades de trabalho, seja, especialmente, para ressaltar a potência e a força econômica que a comunidade negra tem no Brasil”, explica Ana Luisa Winckler, diretora de Recursos Humanos da Wavin no Brasil.
Já para os diretores da empresa, será realizada apresentação com o tema “Diversidade, Equidade e Inclusão como Fator Estratégico de Negócios”, para demonstrar a importância do investimento da Wavin na pauta da DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão).
“Organizações do mundo todo têm investido tempo, dedicação de suas lideranças (alta e média gestão), orçamento, planejamento, metas e recursos para alcançar os objetivos de terem equipes mais diversas, com equidade de oportunidades e trabalhando em um ambiente inclusivo, com mais felicidade corporativa, bem-estar, menor ‘turn-over’ e desempenho operacional e de receitas superior”, afirma Glaucia Faria, coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Wavin no Brasil.
Todas as unidades da empresa no Brasil, terão exposição de cartazes com a paleta de cores Pantone, com o objetivo de maximizar o conhecimento e fazer um letramento de assuntos pertinentes a data. Além disso, serão realizados diálogos de segurança, que são conversas de 15 minutos, para que o líder converse com sua equipe no chão de fábrica, falando sobre o tema.
Confira outras ações e iniciativas que já foram realizadas pelos squads de Diversidade da Wavin no Brasil:
Cartilha Por Todos – Integra o Programa de Diversidade e inclusão, apresentando boas práticas para aprimorar a convivência com diversos públicos, entre eles mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com algum tipo de deficiência (física, intelectual, auditiva e visual) e de diversas etnias ou crença.
Projeto Refugiados – O Projeto Além das Fronteiras é dedicado à contratação e à inclusão de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. É realizado em parceria com a ACNUR, agência da ONU, para integrar o Fórum Empresas com Refugiados, espaço destinado a companhias interessadas na inclusão de refugiados na sociedade brasileira.
Lideranças Femininas – Outra iniciativa é o programa “Lidere Como Uma Mulher”, que tem o intuito de aprimorar as habilidades interpessoais das colaboradoras, conscientizar a companhia sobre a necessidade da equidade de gênero e fortalecer a presença feminina em posições de liderança.