O WhatsApp é um poderoso aliado nas mídias sociais. E, também, pode ser uma excelente ferramenta de negócios.
Mas é preciso critério para utilizá-lo profissionalmente, separando muito bem seus grupos de interatividade social com os utilizados para comunicação com os fabricantes de materiais de construção para atender os lojistas.
Utilizando como base o Painel Lojistas de Bairro, realizado pelo DataMkt Construção, que entrevistou 360 lojistas de bairro nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco, 32,5% faz uso do WhatsApp para a compra dos produtos.
Com a seguinte distribuição:
36,6% na região Sul
34,2% na região Nordeste
26,7% na região Sudeste
Outros dados interessantes, revelados pelo Painel:
65,5% assistem aos vídeos no YouTube para se informar sobre os materiais de construção;
60,8% aceitariam realizar treinamentos de vendas pela internet;
45,3% visitam os sites dos fornecedores para informações dos produtos.
Aos poucos, as mídias sociais entram no dia a dia do varejo do setor. Por outro lado, apenas, 21,4% dos entrevistados veem os e-commerces de materiais de construção como uma ameaça às vendas de suas lojas.
Números mais do que suficientes para que os representantes/vendedores dos fornecedores utilizem, cada vez mais, esse meio de comunicação para a geração de negócios.
No próximo artigo, vamos falar sobre o perfil predominante dos clientes das Lojas de Bairro.